De Monique Evans e Luma a Paolla e Ju Paes, relembre lista de rainhas de bateria do Mestre Ciça, que tem até Camila Pitanga
16/02/2026
(Foto: Reprodução) A preparação de Juliana Paes para saudar Mestre Ciça
O que Monique Evans, Luma de Oliveira, Juliana Paes, Paolla Oliveira, Erika Januza e Gracyanne Barbosa têm em comum além de serem rainhas de bateria? Toda essa constelação desfilou à frente dos ritmistas comandados pelo Mestre Ciça.
Enredo da Viradouro deste ano, Mestre Ciça – um dos mais respeitados diretores de bateria da história do carnaval – é o grande homenageado da escola, a terceira a desfilar na noite desta segunda-feira (16).
Com passagens também pela Estácio de Sá, Unidos da Tijuca, Grande Rio e União da Ilha, Ciça viu trocas de bastões entre as mais célebres rainhas de bateria.
A lista tem ainda muitas outras, incluindo algumas atrizes de curta temporada pelo cargo, como Christiane Torloni e Camila Pitanga. Veja abaixo um pouco desse histórico de parcerias.
Monique Evans
Relembre desfiles de Monique Evans no Sambódromo
Primeira celebridade a ser rainha de bateria na história da Sapucaí, Monique Evans é uma das principais responsáveis por popularizar o posto.
Apesar de começar pela Mocidade, em 1984, ela também esteve no time de Ciça quando desfilou pela Estácio de Sá, em 1992.
Camila Pitanga
Camila Pitanga como rainha de bateria do Mestre Ciça, em 1994
TV Globo/Acervo
Em 1994, Camila Pitanga teve uma breve passagem como rainha de bateria da Estácio de Sá, aos 16 anos. Desfilou ao lado do pai, Antônio Pitanga e, claro, à frente dos ritmistas do Mestre Ciça.
Ao relembrar o desfile, em entrevistas mais recentes, a atriz disse que foi "uma das coisas mais emocionantes" da vida, mas descartou voltar ao posto de rainha. "Ficou como um momento único e especial", disse ao UOL, em 2019.
Luma de Oliveira
Em 2023, Luma de Oliveira deu entrevista para o RJ2: 'Tenho saudade de tudo'
Outra potência histórica das rainhas passou pela bateria de Ciça: Luma de Oliveira. A ex de Eike Batista foi rainha da bateria da Viradouro no início dos anos 2000, período em que a escola viveu uma fase de forte projeção midiática.
Luma brilhou durante a primeira passagem de Ciça na agremiação de Niterói, de 1999 a 2009 – antes de retornar em 2019.
Juliana Paes
Juliana Paes fala de parceria com Mestre Ciça: "gigantão!"
Foi nessa fase na Viradouro que Ciça iniciou a parceria com Juliana Paes, entre 2004 e 2008. Agora, em 2026, 17 anos depois, ela está de volta à escola, a pedido do homenageado.
Desde que assumiu, a atriz não poupa elogios a Ciça.
“Falar do Mestre Ciça é falar de um gigantão, de um gigante. Conheço ele há muitos anos. Aprendi que, quando ele está ali, comandando uma bateria, é porque ele é gente, porque ele forma gente. Por isso ele é um mestre”, declarou Juliana, que volta ao posto de rainha de bateria da escola após 17 anos afastada.
Juliana Paes, rainha da Viradouro
Rafael Quintão/TV Globo
Paolla Oliveira
Paolla Oliveira como rainha de bateria da Grande Rio, em 2010
Marcos Serra Lima/Ego
Neste intervalo, o Mestre Ciça comandou duas escolas. Primeiro, entre 2010 e 2014, a Grande Rio. Foi lá que viu Paolla Oliveira reinar em 2010, período marcado por grande visibilidade da agremiação.
Paolla Oliveira com Mestre Ciça na passagem de bastão de rainhas para Christiane Torloni
Rodrigo dos Anjos/ Divulgação
Christiane Torloni
Christiane Torloni, rainha da bateria da Grande Rio, no desfile da escola em 2014
Alexandre Durão / G1
Em 2014, Paolla deu lugar a outra atriz global, de curta passagem pela Sapucaí, a atriz Christiane Torloni.
Gracyanne Barbosa
Gracyanne Barbosa é a rainha de bateria da União da Ilha
Marcos Serra Lima/G1
Na sequência, na União da Ilha, onde ficou entre 2015 e 2018, o mestre fez parceria com outra celebridade entre as rainhas de bateria: Gracyanne Barbosa.
Raíssa Machado
Raíssa Machado, rainha de bateria da Viradouro, em ensaio exclusivo do G1
Marcos Serra Lima/G1
No retorno à Viradouro, em 2019 quem reinava à frente da bateria era Raíssa Machado. Na época, ela celebrou, em entrevista ao g1, o retorno do mestre.
“Estou muito animada e muito ansiosa. Eu esperei muito por esse momento. Sempre foi meu sonho estar ao lado do mestre Ciça,”
Erika Januza
Erika Januza e mestre Ciça em ensaio de rua da Viradouro, em Niterói
Divulgação/Wagner Rodrigues
Raíssa deu lugar a Erika Januza em 2021. A atriz ficou na escola até 2025. Em 2026, ela desfila como musa enquanto Juliana Paes volta ao posto após 17 anos.
Juliana Paes e Mestre Ciça: rainha e homenageado da Viradouro para 2026
Anderson Bordê/AgNews
Juliana Paes e Mestre Ciça na quadra da Unidos do Viradouro
Reprodução/ TV Globo